Monitor, cores e cabos

Recentemente minha placa de vídeo deu um problema que me fez pesquisar em alguns blogs sobre resolução de tela e etc. Pude perceber que, nos fóruns, havia muita gente (da área de design gráfico inclusive) com dúvidas sobre qualidade de imagem. Por isso, esse post será diferente, será mais técnico. Hoje falarei sobre placas de vídeo e cabos DVI / VGA.

Cabo DVI: se você trabalha na área de design gráfico e o seu monitor tem entrada DVI, compre o cabo. Por questão de economia, os monitores vêm com cabos VGA (analógicos)… mas dai você me pergunta: tem diferença? Eu digo: sim, tem. Cabos DVI dão um ganho de performance na visualização de imagens. Além disso, se você trabalha muito com photoshop, verá que em muitas imagens que, com imagem VGA, tinham um fundo aparentemente branco, na verdade estavam com alguns pontinhos pretos… que geralmente acabam aparecendo no seu projeto final… já impresso. Repito: o ganho de qualidade para quem trabalha com design é grande.

Mas, e o preço? É barbada. Um cabo DVI custa em média 35 reais… muito mais barato que há 3 anos, quando um cabo desses custava em torno de 100 contos…

Bom, não é atoa que computadores Apple só trabalham com DVI. Olha que não sou nenhum mac lover e nem muito menos um PC Lover… mas devo admitir que o pessoal da maça realmente se preocupam com a qualidade dos produtos que fabricam.

Ah, sim… placas de vídeo… entonces… eu prefiro comprar os que não vem com aquela ventuinha… primeiro porque geralmente são pequenas e pouco potentes. Depois, caso ela não ventile o suficiente, sua placa vai para o beleleu… Quer diminuir a temperatura da sua máquina? Vai por mim: compre uma ventuinha externa, daquelas potentes, enormes… não vai se arrepenter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>